domingo, 9 de abril de 2017

Para que estudar Artes?

Para que estudar Artes?


A arte é uma forma do ser humano se expressar e a comunicação é uma atividade essencial para a vida em sociedade. O mundo que vivemos é cheio de informações visuais, sonoras e musicais. Esse mundo cheio de signos e símbolos necessitam ser interpretados, desde o significado de imagens, de cores, de letras, de sons, de vídeos. Por exemplo: um semáforo contém cores e cada uma delas tem um significado e entende-las é fundamental para atravessar a rua e até mesmo conduzir veículos. O cartaz ou letreiro que você vê na rua tem imagens e símbolos que transmitem informações ou orientações. A arte carrega valores culturais e estéticos e estes são relevantes na construção do seu visual e até mesmo na sua identidade, seja o momento que você escolhe uma roupa para se vestir, no corte de seu cabelo, nos adereços, maquiagem e tatuagens que possa usar.

Conhecer a história das civilizações e das artes assim como a cultura de diversos povos ajuda a compreender a pluralidade e respeitar as diferenças. Assim como a relação existente com a história, as Artes mantêm diálogo com várias áreas do conhecimento: ao estudar as cores, aprendemos um pouco sobre ciência, de como enxergamos as cores e como podemos produzir pigmentos para pintar. Ao construir formas tridimensionais compreendemos o espaço geométrico e a matemática. A arte é uma forma de expressão e comunicação, podemos interpretá-la, fazer uma leitura visual de imagens (sua época, seu contexto, sua intenção), sentir a emoção e entender a mensagem de uma música, compreender gestos de dançarinos ou de atores. As mensagens emitidas por meio das artes levam a reflexão e a crítica fazendo os espectadores pensarem, com isso também contribui para o crescimento intelectual. Nos vestibulares e concursos públicos, as provas contém questões que abordam interpretações de imagens, obras de artes, de charges ou quadrinhos, de músicas, de poemas e até mesmo questões históricas relacionadas a movimentos artísticos e culturais. Neste caso, entender um pouco mais sobre as artes ajuda a ter sucesso na aprovação.

Ao escrever uma pessoa realiza desenhos no papel. O exercício de desenhar desenvolve a coordenação motora fina, responsável pela capacidade que nós temos de usar de forma precisa e eficiente os pequenos músculos do corpo aprimorando as habilidades para algumas tarefas como escrever, recortar, costurar, digitar, tocar instrumentos musicais, realizar trabalhos mais precisos e delicados. Além disso, o domínio da coordenação corporal através de exercícios também aprimora habilidades corporais como práticas esportivas e a dança. O exercício do desenho também estimula a criatividade e a imaginação. Criatividade é uma das qualidades mais requisitadas no mercado de trabalho. Uma pessoa criativa tende a se destacar pela suas idéias inovadoras ou pela capacidade de impressionar as pessoas.

A indústria criativa movimenta a economia mundial, existem atualmente vários setores que dependem de profissionais criativos para o desenvolvimento e elaboração de produtos. Lembra do filme que você assistiu, pois bem, quando terminou ele exibiu por alguns minutos os nomes de diversas pessoas que de forma direta ou indireta estavam envolvidas com aquela produção. Assim é o mercado criativo, seja ele cultural (música, shows, concertos, rádio, televisão, cinema, livros, museus), técnico (produção gráfica, arquitetura, design, moda) ou tecnológico (computação, internet, jogos, aplicativos) a criatividade é uma das qualidades mais importantes e poderosas do mundo atual.

As artes transformam o mundo em que vivemos, produz quase tudo que nos cerca, empregam pessoas, constrói identidades culturais, transmite informações, fazem as pessoas pensarem, estimulam a imaginação e a criatividade, divertem e sensibilizam as pessoas.


Sugestão de vídeo: Como a Arte fez o mundo

As aulas de Artes com as propostas de atividades e exercícios abordarão três aspectos que promoverão seu desenvolvimento: 

O conhecimento, a habilidade e a criatividade.







Fonte: http://douglasdim.blogspot.com.br



O texto abaixo foi extraído do blog: Professora Dani: artistademim.blogspot.com . Visite-o!