quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

SISTEMA MUSICAL OCIDENTAL

 SISTEMA MUSICAL OCIDENTAL 

Chamamos de Sistema Musical Ocidental o Sistema de doze sons, Estes doze sons são chamados notas musicais ( dispostas em varias oitavas ) sendo 7 notas naturais e 5 acidentadas ( sustenidas ou bemóis ). Estas notas musicais foram agrupadas, ao longo da história, em diferentes escalas. As principais e ainda utilizadas hoje em dia são:
  • ESCALA PENTATÔNICA: É a mais antiga, já estudada pelos chineses a 3.000 a.c., Obtida através do círculo de quintas, baseia-se nas cinco (penta) notas que são básicas no Blues, no Rock e praticamente em toda a música do extremo oriente. As cinco notas são: DO – RÉ – MI – SOL – LÁ.
  • ESCALA DIATÔNICA: É a base do Sistema Musical Ocidental. Na verdade, pode apresentar-se em várias sequências de sete notas. A mais conhecida e amplamente utilizada é a Escala Diatônica Maior, composta pelas notas: DO – RÉ – MI –   SOL – LÁ – .
  • ESCALA CROMÁTICA: É a escala completa, dos sete tons e cinco semitons do Sistema Musical Ocidental, dispostos da forma a seguir:
NOTAÇÃO MUSICAL
PAUTA ou PENTAGRAMA: Palavra de origem grega (penta = cinco; grama = linha), um conjunto de cinco linhas e quatro espaços - paralelos, horizontais e eqüidistantes - onde se escrevem as notas musicais. As linhas e os espaços são contados de baixo para cima. Podem ainda haver, linhas e espaços suplementares inferiores e superiores, usados quando necessário.
Clave: É um sinal colocado no início da pauta que serve para determinar o nome e altura das notas musicais. No sistema de notação usamos basicamente três claves. São elas:
  • Clave de Sol: Indica que a nota SOL está na segunda linha, e é usada para os sons agudos.
  • Clave de Dó: Indica que a nota DÓ está na terceira linha, e é usada para os sons médios.
  • Clave de Fá: Indica que a nota FÁ está na quarta linha, e é usada para os sons graves.
VALORES MUSICAIS: Numa pauta musical, além das notas, temos que indicar, através de sinais próprios, o prolongamento dos sons e dos silêncios. Estes sinais são chamados de Sinais de Duração e os principais deles são os seguinte:
Representação
 Figuras de Som
 Figuras de Silêncio (pausas)
As partes dos Sinais de Duração são assim chamadas:


Fonte: http://profnelmar.arteblog.com.br/284314/SISTEMA-MUSICAL-OCIDENTAL/